Quando um mangá faz um grande sucesso, logo será transformado em anime e aí todos nós temos uma certeza: Algo (ou praticamente tudo) irá mudar. Quando Saint Seiya começou a ser produzido em anime, logo mudaram drasticamente as armaduras dos cavaleiros de Bronze. A idéia, a princípio, era trazer um apelo maior ao público ocidental, e com isso, Seiya e os outros ganharam capacetes alusivos às suas constelações. Mas isso é só um degrau do santuário, vamos conferir todas as diferenças entre Mangá e Anime, Saint Seiya por Saint Seiya.
Por Júnior Silva
- As armaduras
A principal diferença no início da série. Seiya e os demais cavaleiros de bronze utilizam armaduras muito diferentes das páginas do mangá. O que mais se destaca são os capacetes e as proteções das pernas. Uma mudança não muito bem vista por alguns fãs, mas foi corrigida conforme as armaduras são restauradas.
- O cavaleiro de Cristal
O primeiro personagem exclusivo do anime é o cavaleiro de Cristal, que pelo que tudo indica se chama Cristal também. É mestre de Hyoga e discípulo de Camus no anime, e sequer aparece no mangá. Quando descobre a farsa de Saga no Santuário, é golpeado pelo Satã Imperial (Golpe do Príncipe das Trevas no mangá).
- O Cavaleiro de Cisne
No anime, Hyoga não recebe nenhuma mensagem do Santuário para matar os Cavaleiros de Bronze, na Guerra Galáctica, e seu mestre é o Cavaleiro de Cristal. Já no mangá, Hyoga só retira sua armadura das Paredes de Gelo Eterno após receber uma ordem do santuário, para matar os demais cavaleiros de Bronze. E seu Mestre é Camus de Aquário.
- O Grande Mestre assassinado
Essa é uma das curiosidades mais comentadas da série. Quando Saga descobre que Aiolos será o sucessor no comando do Santuário, vai até Star Hill e dá fim a vida do então grande mestre. Aí dividimos em duas versões: No anime, Saga Assassina Ares de Altar, Grande Mestre sucessor de Shion, e no Mangá, o Grande Mestre é o próprio Shion.
- Os Cavaleiros de Aço
Exclusivos do anime, são uma criação Hi-Tech de Mitsumasa Kido para ajudar sua neta Saori na Guerra contra o Santuário. Sho, Ushio e Daichi utilizam as armaduras na luta contra Babel e também auxiliam Shiryu após a batalha contra Perseu, em que o cavaleiro de bronze fica cego.
- Dócrates
Mais um exclusivo do anime. O gigante é enviado para recuperar as partes da armadura de ouro de Sagitário. Estranhamente chamado de Cavaleiro de Hércules ( Algethi, cavaleiro de prata também é regido pela constelação do herói) o também irmão de Cassius rapta Saori em troca do elmo de Sagitário. Não honrando o acordo, acaba derrotado por um golpe conjunto de Hyoga, Seiya e Shun.
- Gigars e o Cavaleiro de Fogo
Mais uma exclusividade do anime, o braço direito de Saga enquanto Grande Mestre, o velho Gigars envia seu pupilo para atear fogo na mansão de Saori Kido. Algo nunca confirmado pela equipe de produção da Toei, sua constelação pode ser a de Fornax (Fornalha). Depois de dominar a luta contra Shun, é surpreendido e destruído por Ikki.
- Geisty e os Cavaleiros Fantasmas
Coisas que acontecem só no anime. Shina pede a Gigars que liberte os guerreiros exilados pelo antigo Mestre no Triângulo das Bermudas e os envie para atacar diversos navios cargueiros, tudo para chamar a atenção de Saori e dos Cavaleiros. Estes são os mais estranhos inimigos criados para o anime. O que vestem nem de longe se parecem com armaduras, se assemelham a roupas de banho. São os Cavaleiros de Serpente Marinha, Meduza do Mar e Golfinho. Sua principal característica é fazer com que golpes físicos não sejam efetivos, pois “escorregam” na superfície das armaduras fantasmas.
- Spartam, o Cavaleiro Telepata
No anime, mais um cavaleiro exclusivo mostra a cara. Na luta de Algol de Perseu contra os Cavaleiros de Bronze, Shina ordena que Spartam use sua telecinese para derrubar o avião em que Seiya e outros estão. Depois de um descuido enquanto lutava contra Shiryu, acaba sendo transformado em pedra e só volta ao normal quando Algol e Shina são derrotados e foge como um covarde com a amazona.
- Aracne, Cavaleiro de Tarântula
Quando Seiya procura pela água capaz de trazer a visão para Shiryu, ele e Kiki são atacados por este guerreiro. Não foi difícil para o Cavaleiro de Pégaso acabar com o Cavaleiro de Prata, que só deu as caras no anime.
- Hyoga e a mini saga dos Guerreiros Azuis
Enfim, algo que só ocorreu no mangá. Depois da derrota de Saga de Gêmeos nas doze casas, Hyoga volta a Sibéria para reencontrar seu amigo, o garoto Jacob e acaba capturado pelos cavaleiros do Graad Azul, algo como o Graad de Mitsumasa Kido na Sibéria. O Cavaleiro de Cisne promete ajudar Natássia (mesmo nome de sua mãe), irmã do inimigo líder dos Cavaleiros Azuis e enfrenta sozinho os guerreiros do gelo.
- O Anel Nibelungo e Asgard
Saga exclusiva do anime. Foi criada para amarrar a série enquanto a saga de Posseidon era finalizada em mangá. Conta a história de Hilda de Polaris, corrompida pelo poder de um estranho anel lhe oferecido pelos mares nórdicos. Fora de si, prometia destruir o mundo a partir do pólo norte com um frio devastador, acreditando ser vontade do todo poderoso Deus Odin. Seiya, Shiryu, Shun, Hyoga e, mais tarde, Ikki, correm contra o tempo derrotando os guerreiros de Odin e coletando as safiras presas em suas armaduras para com esse poder, quebrar o feitiço do anel.
- O encontro de Ikki com Shaka pela primeira vez
No anime, Ikki vai até a ilha canhão e para curar suas feridas e lá encontra dois discípulos de Shaka: Ágora de Lótus e Shiva de Pavão. Depois de uma luta difícil e ajudados pelos poderes de Shaka, os dois são destruídos pela persistência do cavaleiro de bronze. Já no Mangá, depois que Ikki derrota Jango e todos os cavaleiros negros da Ilha da Rainha da Morte, Shaka aparece, devido a uma ordem de destruir a ilha e vê que Ikki fez o serviço. Depois de deixar o cavaleiro de Fênix paralisado, ele apaga suas memórias, para que retornem em um encontro futuro.
- Cavaleiros de Prata da Ilha de Andrômeda
Quando Shun vai para a ilha de Andrômeda, no anime, conhece dois cavaleiros de prata, além da amazona de bronze, June. São Reda e Spika, discípulos de Albion, que no mangá se chama Daidaros(e possui uma armadura diferente, além de não parecer o mesmo homem) e vivem desafiando o poder de Shun.
- Jamian e suas mortes distintas
No anime, após a ofensiva do cavaleiro de Corvo, que rapta Saori, Jamian cai de um penhasco e morre. Trágico. Já no mangá, ele é morto por Ikki, que vem ao resgate da Deusa Atena.
- Cássius, e o sacrifício
No anime, Cassius morre ao receber um Lighting Plasma de Aiolia, que estava sob o efeito do Satã Imperial. Já no mangá, o guerreiro do santuário enterra seus próprios braços no peito para que o efeito no corportamento do cavaleiro de Leão acabe.
- Os Gêmeos Dragões Negros
No anime, quando Shiryu luta contra o Dragão Negro, é um contra um, sem trapaças. No mangá, o cavaleiro Negro é auxiliado na escuridão pelo seu irmão, que é cego.
- A paixão de Ikki
Quando Ikki é enviado para Ilha da Rainha da Morte, há uma garota que o motiva a alcançar seus objetivos. Seu nome é Esmeralda. Até aí, tudo igual em ambas versões. Mas há uma pequena, mas significativa diferença: No anime ela é filha do miserável Guilty. E no mangá, é uma escrava de um morador da Ilha.
- A Trinca de Prata
No anime, o cavaleiro de prata Algol de Perseu aparece junto de Shina e Spartan na luta contra os cavaleiros de bronze, enquanto no mangá aparecem Prata Dante de Cérbero, Capella de Auriga e Algol de Perseu ao mesmo tempo. Ikki derrota Dante e Capella e deixa Algol para os outros.
- Quem veio primeiro?
Mangá e anime foram apresentados aos cavaleiros de Prata de maneiras diferentes. No anime, o primeiro a aparecer é o intragável Misty e seu desconhecimento sobre a dor. E no mangá, o primeiro cavaleiro de Prata a padecer aos guerreiros de Bronze foi Babel.
- A Ilusão de Fênix banida
A primeira amostra da Ilusão de Fênix ficou restrita ao mangá em sua totalidade. Na luta de Ikki contra o cavaleiro de Lobo na Guerra Galáctica, exibida no anime, um enorme punho acerta o cavaleiro em sua mente e ele cai vencido. Agora, no mangá a coisa é pesada: Após ser golpeado pelo punho gigante, o cavaleiro de bronze é despedaçado e mostra seu interior aos leitores. Não seria algo agradável de se ver no anime.
- Família problemática
Há mais um irmão de Cassius que aparece no anime, chamado Jaki (ou Jacó). Ele recebe ordens do santuário para matar Marin, em seu currículo está o assassinato de pessoas sem motivo algum. Quando Marin ruma para Star Hill, é surpreendida pelo brutamontes, mas depois de um sufoco, consegue derrotar o inimigo.
- A fúria do Tigre
Dohko de Libra possuía outro pupilo além de Shiryu no anime. Trata-se de Okko, um guerreiro que utiliza técnicas baseadas no Tigre para lutar. Ele venda seus olhos para lutar de igual para igual com Shiryu, e isso acaba trazendo a motivação renovada ao cavaleiro de Dragão.
- Substituto de Gigars
Após o desaparecimento de Gigars no anime, possivelmente por medo de ser punido pelos fracassos, o cavaleiro Píton é ordenado novo comandante das ações contra os cavaleiros de Bronze.
- A Troca
No mangá, quando os cavaleiros de bronze vencem Ikki no Mt. Fuji, Mu percebe que os cavaleiros de prata rumam para lá e faz com que os cavaleiros negros sejam teletransportados, interceptados e confundidos com os cavaleiro reais de bronze. Além disso, teletransporta a armadura de Seiya para que ele lute contra Misty. E no anime, Mu não faz absolutamente nada, e quem traz a armadura para Seiya é Kiki. Isso depois da luta contra os cavaleiros negros, que ocorre no Monte Tateiyama.
- O Teste de Aiolos
No anime, os cavaleiros de bronze são surpreendidos na casa de Sagitário e levados a desafios pela casa do cavaleiro de ouro, para então ler seu testamento. No mangá, é bem mais fácil, eles encontram direto o testamento talhado na parede.
- Ataque à ilha de Andrômeda
Na animação, o Santuário envia Afrodite e Milo para destruir o cavaleiro Albion (Daidaros) e seus habitantes. Enquanto no mangá, só Afrodite é enviado à missão.
- Fora da U.T.I
Depois de vencerem Saga no Santuário, os cavaleiros de bronze vão parar no hospital. Isso no mangá. No anime, todos recobram os sentidos logo que o inimigo é derrotado.
- Hilda na saga de Posseidon
Hilda aparece algumas vezes comentando com Freya a luta dos cavaleiros de bronze no Templo Submarino.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seu resumo é bom , mas não da pra ler sem fundo, tive que selecionar as letras para destaca-las
ResponderExcluirOk, é que o fundo não foi redimensionado para widescreen ^^. Vou corrigir agora mesmo, obrigado pelo toque o/
ExcluirVlw isso me motivo a ver o mangá pois estou na saga de asgard no anime :)
ResponderExcluirHey galera, posso usar partes do seu texto na minha page do facebook? eu lhes darei o devido crédito.
ResponderExcluirClaro, meu bruxo o/ Ficarei feliz em divulgar a sua page também! Abraço o/
ExcluirMuito obrigado cara, comecei a postar agora, se quiser dar uma olhada é aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=698402450186187&set=a.681398495219916.1073741828.112162102143561&type=1&theater
ExcluirJa vi,comentei e curti e muito a ideia (= Agradeço pela honra o/
ExcluirUma pequena correção: No anime os cavaleiros de bronze não enfrentam Ikki e os cavaleiros negros na Ilha da Rainha da Morte, enfrentam no Monte Tateiyama ao norte dos alpes, pelo menos mencionado nas dublagens brasileiras...
ResponderExcluirConferido e corrigido, como é bom ver esse post sendo visto até hoje! Obrigado pela leitura e correção, Anderson!
Excluir